Hoje, no rio de janeiro, um jovem invadiu uma escola e matou 11 pessoas, deixou 13 feridas (uma veio a falecer depois) e se matou. Porém será que o culpado dessa atrocidade é realmente esse jovem perturbado? Será que nós e nossa sociedade, com essa cultura hipócrita e egoísta, não somos culpados também? Vivemos em um mundo no qual há muita violência indireta, principalmente com os que não se moldam aos padrões, o que muitas vezes causa problemas psicológicos graves em alguns, porém preferimos não ver por esse lado... é mais fácil culpá-lo e dizer: "que queime no inferno".
O ser humano não é essencialmente mal e eu não acredito que alguém faça alguma coisa pensando em ser mal... as pessoas que cometem tais chacinas não estão sãs, não cometem tal ato por maldade e sim por algum trauma do passado. Se apenas fossemos ensinados a respeitar mais as diferenças e aprender com elas, talvez essas coisas não acontecessem...
No final somos todos culpados, culpados por nossa hipocrisia, nosso egoísmo, nossos preconceitos, nossa ganância, nossa incapacidade de viver em sociedades mais igualitárias. Está na hora de entendermos que não somos iguais somente perante à lei (não que realmente sejamos iguais perante à lei, hoje em dia nem isso é válido).
Vivemos numa sociedade escravocrata, somos escravos dos padrões impostos pela mídia; total e completamente alienados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário