quinta-feira, 26 de maio de 2011

mudar, mutar - evoluir

 Eu acredito que a coisa mais interessante no ser humano seja a capacidade de mudar. Adaptar-se a inúmeras situações, aprender com os erros não apenas de forma física. Mesmo assim alguns ainda resistem às mudanças e preferem continuar com sua mediocridade.
 Mudar não é fácil, requer gastos de energia enormes, as vezes momentos péssimos são necessários para uma boa mudança. Porém, essas mudanças nos moldam dia após dia, de forma a tornar-nos quem nós sómos hoje e quem nós seremos amanhã - não deixando de ser o que fomos hoje, porém sendo algo a mais. Essas mudanças não são para melhor ou pior, são para tornar-nos mais resistentes, mais "fortes" perante a sociedade. Parar para pensar como eramos um ou dois anos atrás já nos faz perceber o quão relevantes são essas mudanças.
 Muitas destas mudanças são também imperceptíveis no momento da mudança, nós só as percebemos quando olhamos para trás com uma visão mais geral de como eramos. O grande motivo de muitas dessas mudanças não serem perceptíveis é que, mudamos todo dia, porém lentamente... esse processo é gradual, assim como o crescimento em altura, o que o torna mais sutil e o torna genial, pois muitas dessas mudanças ocorrem sem que nós possamos perceber, de forma que algumas mudanças são quase que involuntárias.
 You can not connect the dots looking forwards, you can only connect the dots looking backwards [Steve Jobs]

terça-feira, 3 de maio de 2011

maldita sociedade;

 O capitalismo no qual vivemos hoje em dia é tão justo! 5% tem tudo e 95% não tem nada; ainda temos a capacidade de dizer que os 95% que não tem nada tiveram chances e não as aproveitaram. Se assim fosse, caso os 95% tivessem aproveitado suas chances, isso significaria que todos teriam tudo! Não me parece viável numa sociedade onde os que fazem tarefas, como limpar o lixo dos outros, as fazem por não ter formação suficiente para outra tarefa "mais complexa". Quem foi que estabeleceu que merece mais quem ficou o dia todo dentro de sua piscina, enquanto seus funcionários trabalhavam para ganhar o suficiente para sobreviver? Funcionários esses explorados constantemente, mas não porque tiveram chances e não as aproveitaram e sim porque essa é a base do capitalismo, apenas alguns tem chance de pisar sobre os outros para chegar ao topo.
 Para que possamos ter uma vida financeira razoável, não basta apenas um diploma, é necessário um diploma na área "certa". Mal podemos escolher o que gostamos, temos que escolher o que mais nos interessa dentro de um leque de cursos que nos dê opções futuras de empregos decentes. A consequência disso é que temos inúmeros profissionais insatisfeitos, que fazem o que fazem apenas pelo dinheiro, fazendo com que esses não tenham interesse em melhorar - profissionais ruins -... comum não? Quantas vezes não nos deparamos com pessoas completamente insatisfeitas com o que fazem?
 Todos querem fazer algo que gostam, mas nem todos se arriscam nessa jornada; muitas vezes o dinheiro é mais confortante.
Ser ou viver, eis a questão.