O capitalismo no qual vivemos hoje em dia é tão justo! 5% tem tudo e 95% não tem nada; ainda temos a capacidade de dizer que os 95% que não tem nada tiveram chances e não as aproveitaram. Se assim fosse, caso os 95% tivessem aproveitado suas chances, isso significaria que todos teriam tudo! Não me parece viável numa sociedade onde os que fazem tarefas, como limpar o lixo dos outros, as fazem por não ter formação suficiente para outra tarefa "mais complexa". Quem foi que estabeleceu que merece mais quem ficou o dia todo dentro de sua piscina, enquanto seus funcionários trabalhavam para ganhar o suficiente para sobreviver? Funcionários esses explorados constantemente, mas não porque tiveram chances e não as aproveitaram e sim porque essa é a base do capitalismo, apenas alguns tem chance de pisar sobre os outros para chegar ao topo.
Para que possamos ter uma vida financeira razoável, não basta apenas um diploma, é necessário um diploma na área "certa". Mal podemos escolher o que gostamos, temos que escolher o que mais nos interessa dentro de um leque de cursos que nos dê opções futuras de empregos decentes. A consequência disso é que temos inúmeros profissionais insatisfeitos, que fazem o que fazem apenas pelo dinheiro, fazendo com que esses não tenham interesse em melhorar - profissionais ruins -... comum não? Quantas vezes não nos deparamos com pessoas completamente insatisfeitas com o que fazem?
Todos querem fazer algo que gostam, mas nem todos se arriscam nessa jornada; muitas vezes o dinheiro é mais confortante.
Ser ou viver, eis a questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário