terça-feira, 27 de setembro de 2011

...nata, creme de leite e goiabada!

 Nós crescemos ouvindo que com esforço podemos alcançar tudo e uma coisa eu posso afirmar: isso é mentira. Todos temos nossas limitações, nossos medos. O menino de 12 anos com problemas de excesso de peso e asma foi ensinado que com esforço ele pode ser o que quiser, até um jogador de futebol famoso. Sabe o que acontece quando ele descobre que aquilo era uma mentira? Nossas limitações não são algo ruim, aliás muitas vezes é das limitações que surgem nossos maiores talentos: um garoto pode ser tímido, tem dificuldade de se expressar com seus amigos na escola porém dessa dificuldade de se expressar por palavras, ele aprende a pintar e se expressar de uma maneira diferente, ele pode se tornar um excelente pintor; não devemos ter vergonha nem esconder nossas dificuldades, todos as tem e é por isso que vivemos em sociedade e dependemos tanto uns dos outros.
 Agora o garoto que escutou sua vida inteira que poderia ser o que quisesse apenas com esforço tem sonhos, muitos dos quais ele não vai conseguir alcançar. Não porque ele não se esforçou o suficiente e sim porque não conseguimos atingir todos nossos objetivos. O que acontece quando essa pessoa percebe que seus sonhos não passavam de sonhos e que, não importa quanto ela se esforce, ela não conseguirá atingir tudo que sonhava? Depressão... suicídio nos casos mais extremos.
 Basicamente nós criamos as circunstâncias para essa situações com as melhores intenções e as piores mentiras. A verdade pode doer mas é menos cruel que a mentira.
 Sonhos podem ser saudáveis, podem nos incentivar, nos dar esperanças... mas em alguns casos é necessário que saibamos que sonhos não passam de sonhos. Se dessa vez não deu certo, vá até a próxima padaria, quem sabe eles estão frescos.
 ["Her dreams are dreams, all this living's so much harder than it seems." Dreams be Dreams, Jack Johnson]

Nenhum comentário:

Postar um comentário